sexta-feira, 1 de julho de 2011






UMBANDA:

A palavra Umbanda é um vocábulo sagrado da língua Abanheenga,

Que era falada pelos integrantes do tronco Tupy.

Aum significa “A DINVIDADE SUPREMA”

Ban significa “CONJUNTO OU SISTEMA”

Dan significa “REGRA OU LEI”

A união desses princípios significa O CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS

Sabemos o significado da palavra, mas poucos seguem seu significado.

LEIS DIVINAS responsabilidade perante a vida em seus mínimos detalhes, na Terra e perante o Universo.

As principais Leis Divinas são Amor e Caridade, é o que nós filhos de Umbanda devemos sempre lembrar.

Amor no sentido mais profundo do termo é o homem ser leal ao seu próximo fazer a ele o que gostaria que fizessem a si; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que afligem seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, pois um dia futuro todos nos encontraremos em outro plano e teremos que conviver com as conseqüências de nossos atos nesse plano material.

Caridade não nos fazermos de cegos ou surdos quando em nosso encontro um irmão vem à procura de ajuda, pois se seguimos a Lei do Amor sempre encontraremos uma maneira de auxiliar a esse irmão, muitas vezes em um abraço ou um aperto de mão conseguimos transmitir o mais profundo amor e assim aliviar a dor que nosso irmão carrega em seu interior.

CONCEITOS DE UMBANDA: A Umbanda é uma religião natural que segue ensinamentos de varias vertentes da humanidade, religião que prega o Amor e a Fraternidade.

Temos a consciência que existe um Deus único, e por isso todos somos irmãos mesmo com outras crenças temos acima de nós um único Pai.

Acreditamos em: Entidades em evolução, e que aqui tem a missão de nos preparar espiritualmente para nossa também evolução espiritual.

Nos Orixás e Santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual.

No poder que a Natureza exerce em nossas vidas, nas folhas usadas pelos Caboclos e Pretos Velhos para aliviar nossas dores espirituais e muitas vezes matérias.

Na fumaça do charuto e ponto de fogo que nos descarrega das influencias negativas.

Na Pemba que quando riscada firma a presença de forças espirituais positivas que através de sua chegada nos auxiliará em nossa vida terrena com seus conselhos e ensinamentos.

Na força existente em uma união de médiuns (corrente) onde acreditamos que a energia se torna uma só em busca da felicidade e equilíbrio espiritual.

Acredito em uma Umbanda onde existe o Amor, Respeito, Caridade... Acima de tudo responsabilidade.

Umbanda essa que segue os fundamentos que nos é passado onde um filho só se torna Cacique após sete(7) anos de cruzamentos e aprendizado, aprendendo a conviver com esse mundo mágico tendo a consciência que nossa missão é ajudar ao próximo sem esperar reconhecimento não é simplesmente abrir um Terreiro para ser reconhecido como Pai ou Mãe de Santo, mas sim ter a certeza que essa missão nos foi passada por um Ser Divino onde um dia teremos que prestar contas de nossos atos. Aprender para ensinar é o certo a se fazer, não podemos nos calar a tantas coisas erradas que temos visto nos dias de hoje, onde pessoas despreparadas levam o nome de nossa Umbanda denegrindo essa Religião usando-a como escudo para encobrir erros, mistificações iludindo pessoas que vem a procura de auxilio, por esse motivo que nós verdadeiros filhos de Umbanda que pregamos ensinamentos que nos foi passado através de nossos mentores espirituais Seres de muita luz, temos que continuar nessa luta para levar o verdadeiro significado de nossa religião ao coração de quem nos procura. Toda religião vem se modernizando através do tempo, temos que evoluir também, mas não esquecer os fundamentos básicos e principalmente não nos deixarmos levar pela vaidade e pela ganância querendo aproveitar da fragilidade e fé das pessoas necessitadas, lembrar sempre e ensinar aos nossos filhos de santo que Umbanda é e sempre será Amor e Caridade.

Sarava a todos os irmãos que como eu amam a Umbanda!!!

Joanna Torquato

(Iyà Jô de Iemanjá Oguntè)

Filha da Cabocla Jurema das Matas

Coroada em novembro de 1989 na Umbanda de Lei Cruzada com Nagô no Terreiro do Pai Ogum Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário